Automação de marketing e vendas: como isso pode ajudar meu negócio?

Tempo de leitura: 4 minutos

Uma estratégia relativamente nova no mercado, a automação de marketing e vendas tem dado o que falar. Por ser uma novidade, muitas empresas ainda resistem a essa realidade que está se tornando essencial para o crescimento de qualquer negócio.

Embora o conceito preveja automatizar os mecanismos de marketing, a verdade é que a ideia é bastante ampla e pode abranger várias estratégias, como campanhas de e-mail marketing, nutrição de leads, engajamento com usuários, entre outras.

Quer saber como a automação de marketing e vendas pode ajudar o seu negócio a crescer? Então confira o post de hoje!

Conceito de automação de marketing e vendas

Quando nos referimos a softwares que possuem a capacidade de automatizar os mecanismos de marketing de uma empresa de modo organizado e efetivo, estamos falando de automação de marketing e vendas.

No entanto, a sua implantação em um empreendimento não significa que é preciso substituir o seu time de marketing. Afinal, o objetivo dela é exatamente otimizar o trabalho da equipe.

Por este motivo, ter uma boa estratégia de marketing é essencial. A automação tem a finalidade de permitir que esses processos fiquem mais céleres, o que não seria possível apenas com trabalhos manuais.

Caso sua empresa desenvolva uma campanha de e-mail marketing, a base de contatos seria a conversão de clientes, por exemplo. Com a utilização do software, é possível automatizar esses trabalhos a cada contato em um só disparo, além de permitir que se trabalhe com um fluxo de nutrição, ampliando o engajamento dessas pessoas a sua marca.

Ou seja, possuir apenas o software e saber usá-lo não é o suficiente, pois ter uma estratégia de marketing com metas e objetivos é fundamental para o sucesso.

Para isso, o sistema conta com várias funcionalidades que não se limitam apenas à e-mail marketing e redes sociais, mas sim ao marketing digital como um todo.

A importância no processo de captar leads de qualidade e vender mais

Uma das principais razões para os empreendimentos investirem em automação de marketing e vendas é a melhoria dos processos de leads. Uma nutrição eficaz desses meios devem ser capazes de atingi-los em cada um dos pontos de contato do funil de vendas.

Assim, em cada um deles, o lead precisa receber conteúdos e informações diferentes, a fim de passar para o próximo estágio do funil.

Com uma plataforma de automação, sua empresa é capaz de simplificar os meios de nutrição e garantir que nenhum ponto de interação fique atrasado. Uma base estruturada — que utiliza o comportamento do lead para entregar conteúdo personalizado — resulta em opções melhoradas. Isso implica maiores possibilidades de oportunidades para a equipe de vendas.

Ademais, esse processo reduz a duração do ciclo de vendas e, com a automação, você é capaz de identificar e resolver problemas, como também eliminar leads que ainda não estejam interessados no que tem a oferecer.

Motivos para adotar a automação de marketing e vendas em sua empresa

Com a adoção da automação de marketing e vendas em sua empresa, ao identificar um produto ou serviço de interesse do lead, você poderá oferecer um produto mais direcionado.

Seguindo este processo, no momento em que seu time de vendas receber algum produto qualificado, será possível obter um comprador com maior potencial do que um que não foi trabalhado. Isso significa que com ele bem elaborado e qualificado, sua empresa terá muito mais chances de fechar um negócio.

Além disso, a distribuição de conteúdo para esses possíveis leads é otimizada em tempo, pois a seleção de destinatários e distribuição são automatizadas.

Uma plataforma avançada permite um trabalho de pós-venda para retenção de clientes, aumento do faturamento e até mesmo o gerenciamento de recomendação do produto para aquisição de novos clientes. Tudo isso possibilita que sua empresa decole e aumente suas vendas.

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