Conheça 5 estratégias de marketing de baixo custo para sua empresa

Tempo de leitura: 3 minutos

Atrair novos clientes e aumentar as vendas é um desafio para pequenas e microempresas. Conhecer e apostar em estratégias de marketing de baixo custo é a solução ideal para os negócios de pequeno porte sobreviverem em meio a concorrência.

Graças à internet, o empreendedor poderá contar com recursos, ferramentas e estratégias que otimizarão suas campanhas de marketing. É possível otimizar o seu orçamento e, com os recursos atuais, implementar novas estratégias e iniciativas capazes de atrair e fidelizar mais clientes e aumentar o faturamento.

Quer saber como? No conteúdo a seguir, separamos 5 estratégias de marketing com baixo custo para impulsionar os resultados de sua empresa. Confira!

1. Faça uma pesquisa de público e defina a sua persona

Antes de iniciar qualquer estratégia de marketing, é preciso conhecer seu público para definir a persona ideal para do negócio.

A persona é um perfil de uma pessoa que carrega todas as características de um cliente perfeito. Realize uma pesquisa de público, colhendo informações sobre a sua empresa, seus produtos, as preferências dessas pessoas e seus hábitos.

Reunindo todas essas informações, você conseguirá definir a sua persona. A partir daí, será bem mais fácil elaborar estratégias, pois você saberá exatamente com quem deve falar.

2. Invista em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia que visa desenvolver conteúdos ricos com o intuito de educar e direcionar as pessoas a consumirem os produtos/serviços de sua empresa.

Por meio de postagens em blogs, um site profissional, e-books e e-mail marketing, é possível criar uma estratégia barata e realmente eficaz.

A ideia é solucionar dúvidas e apresentar um conteúdo que vá agregar algum valor para a vida de seus consumidores. A estratégia consiste em atrair de forma orgânica os potenciais clientes.

3. Melhore o relacionamento com os clientes

O relacionamento com o cliente é um dos pilares essenciais para qualquer empresa, principalmente aquelas que desejam investir em marketing de baixo custo.

Uma boa relação é capaz de fazer os clientes indicarem sua empresa para outras pessoas, aumentando o marketing boca a boca. É preciso fazer com que seu público sinta-se realmente valorizado.

Para isso acontecer, você deverá oferecer um atendimento que vise aproximar o cliente de sua empresa.

Após realizar uma venda, por exemplo, entre em contato com aquele cliente para saber como foi a sua experiência de compra. Além de agregar valor, essa atitude mostrará que a sua empresa se importa!

4. Crie programas de fidelidade

Os clientes fiéis são, muitas vezes, um seleto grupo de pessoas que compram em sua empresa por conhecer todos os benefícios e vantagens de seus produtos/serviços. Nada melhor do que recompensar essas pessoas de alguma forma, certo?

Ofereça um programa de pontos que recompensará o público com bônus, descontos, ofertas exclusivas e brindes.

5. Transforme colaboradores em embaixadores

Os colaboradores de sua empresa possuem várias formas de contato que poderão ajudá-lo.

A dica é criar confraternizações dentro da organização e incentivar os colaboradores a chamarem seus parentes e familiares deles para se divertirem. Além de aumentar a motivação de seus colaboradores, muita gente verá o seu negócio com outra perspectiva.

Com a implementação de algumas estratégias de marketing de baixo custo é possível aumentar as vendas, fidelizar clientes e atrair novos consumidores.

E você, já utilizou alguma dessas estratégias? Ficou com alguma dúvida? Faça um comentário e conte para a gente!

Deixe uma resposta