Da gestão às vendas: confira 4 ferramentas para negócios

Da gestão às vendas: confira 4 ferramentas para negócios

Não é novidade que a tecnologia tem conquistado cada vez mais espaço no mercado. Hoje, empreendedores e donos de empresas possuem, à sua disposição, inúmeras ferramentas, plataformas e aplicativos que podem ser utilizados para controlar e gerenciar uma empresa.

Aliás, gerenciar uma empresa não é uma tarefa nada simples! Por esse motivo, quanto mais ferramentas para a gestão de negócios estiverem disponíveis para os empreendedores, melhores serão os resultados obtidos  e, é claro, maiores serão os lucros.

Para ajudá-lo a deixar sua empresa mais eficiente e melhorar o controle sobre os processos e finanças, listamos aqui 4 ferramentas para a gestão de negócios que você não pode deixar de utilizar:

1. KPI

Não basta apenas os empreendedores definirem metas e planejarem os processos da empresa para que elas sejam alcançadas. É preciso que todas as tarefas, procedimentos internos e o desempenho da empresa sejam monitorados. Por isso, uma das principais ferramentas de gestão de negócios é o KPI (Key Performance Indicator, ou “indicador-chave de performance”).

Os KPIs permitem a detecção de gargalos na empresa e o conhecimento de processos falhos. Além disso, são fundamentais para a administração do negócio, visto que representam a situação atual da empresa e permitem a comparação com resultados anteriores.

2. Ciclo PDCA

O ciclo PDCA (Plan–Do–Check–Act), que traduzindo temos: Planejar-Fazer-Checar-Agir, é uma das principais e mais utilizadas ferramentas de gestão de negócios e melhoria contínua no mundo. O ciclo permite que os empresários realizem diversas mudanças nos processos enquanto os resultados são avaliados.

O PDCA permite que seja verificada a eficácia das mudanças e dos planos de ação, sendo uma ferramenta essencial para manter o aperfeiçoamento contínuo da empresa.

3. Análise SWOT

A análise SWOT, também conhecida como matriz SWOT, é uma ferramenta muito utilizada para guiar as decisões estratégicas de uma empresa e auxiliar a gestão do negócio. O acrônimo remete a quatro palavras do inglês: Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats, que no português são: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

Essa ferramenta permite que os empresários e gestores se aprofundem no conhecimento do negócio, auxiliando-os a entender o que deve ser feito para a empresa crescer no mercado. A matriz SWOT é utilizada para analisar os pontos fracos e fortes da organização, auxiliando a mitigar os riscos e vencer as ameaças.

Além disso, por meio dessa análise consegue-se aumentar as oportunidades de sucesso do negócio, facilitando o crescimento e desenvolvimento da empresa.

4. Modelo DMAIC

Outra ferramenta muito utilizada para a gestão de negócios é o modelo DMAIC. O DMAIC está relacionado ao melhoramento do negócio, sendo dividido em diferentes fases:

  • definir o problema;
  • mensurar;
  • analisar;
  • melhorar (improve, em inglês);
  • controlar.

Primeiramente, é preciso identificar o ponto a ser melhorado. Na segunda fase mensuram-se diversos pontos por meio de KPIs, analisam-se os dados e informações levantadas. Com isso, são implementadas melhorias e, por último, controla-se tudo.

Gostou das ferramentas para a gestão de negócios que apresentamos? Conhece outras que deixamos de citar?

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Vinicius Cunha Alves Autor

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