5 ferramentas de Marketing Digital para empresas

5 ferramentas de Marketing Digital para empresas

Com a inovação da internet e suas tecnologias, novas ferramentas de marketing digital para PME vão surgindo com o intuito de atender às novas necessidades do mercado.

Atualmente, uma empresa que não tem presença ativa nas mídias digitais pode estar perdendo excelentes oportunidades de negócio. Isso porque, só no Brasil, o número de usuários que acessam a internet é de 102 milhões. Na prática, esse dado quer dizer que 56% da população brasileira acessa a web para algum fim. E como os custos do marketing digital são bem mais baixos do que os realizados no marketing tradicional, o retorno sobre o investimento costuma ser maior.

Desde que suas campanhas e estratégias sejam realizadas de forma objetiva, é claro. Pois, mesmo que o marketing digital traga, de fato, uma série de benefícios para empresas de todos os tamanhos, ele não fará milagres sem um planejamento.

Para ajudá-lo nessa etapa, separamos 5 dicas de ferramentas de marketing digital para PME indispensáveis para planejar, monitorar e mensurar suas estratégias:

1. Google Analytics

O Google Analytics é uma das principais ferramentas do marketing digital. Por meio dela é possível saber quantas visitas uma página recebeu, assim como informações demográficas sobre esses visitantes, sobre a sua localização e o tipo de sistema operacional utilizado, por exemplo.

É possível extrair uma série de informações por meio dos relatórios do Analytics. A sua utilização é gratuita e considera essencial para mensurar os principais canais online de sua empresa, como loja virtual, blog e site.

2. Keyword.io

Nesse site, será possível extrair palavras-chaves com base em uma keyword principal. Assim, é possível obter dezenas de variações de uma palavra, criando uma verdadeira lista de possibilidades para implementar em sua estratégia de marketing de conteúdo.

A partir do Keyword.io é possível obter ideias para títulos de blog posts atrair tráfego orgânico do Google e outros buscadores, por exemplo.

É uma plataforma gratuita, intuitiva e que, certamente, agregará valor em suas campanhas de marketing digital.

3. Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo (CMS)

Os blogs são ferramentas essenciais para as estratégias de marketing digital, especialmente no inbound marketing. O WordPress é um dos Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo (CMS, na sigla em inglês) mais populares — e utilizados — entre os empreendedores.

Isso porque, além de simples, é gratuito. E como sua comunidade é bem ativa, há uma série de ferramentas e soluções para agregar em seu projeto.

4. SimiliarWeb

Essa plataforma é muito utilizada para obter informações sobre a concorrência. Ao colocar um domínio no SimiliarWeb, é possível analisar as informações relacionadas ao tráfego do site pesquisado. Assim, se pode mensurar o número de visitas que a concorrência recebe, identificar novos players, descobrir novas áreas de atuação, etc.

5. Mailchimp

As campanhas de e-mail marketing são as estratégias mais eficientes do marketing digital. E o Mailchimp é a principal ferramenta utilizada para realizar esse trabalho.

Ela é muito intuitiva, sendo possível criar campanhas de todos os tamanhos apenas arrastando e soltando elementos. Oferece, ainda, a possibilidade de compartilhar relatórios entre a equipe e aplicativos para gerenciar as campanhas de sua empresa.

Contar com essas ferramentas de marketing digital para PME agregará mais valor às suas campanhas, fazendo com que a sua empresa atraia mais clientes e, assim, feche mais negócios.

Investir no marketing digital é o futuro. Cada vez mais empresas estão percebendo as vantagens de apostar na web para aumentar as vendas realizadas.

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Vinicius Cunha Alves Autor

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