Como criar um site alinhado à sua estratégia de marketing?

Como criar um site alinhado à sua estratégia de marketing?

Você anda notando que o seu site tem um formato obsoleto, um design pouco responsivo ou simplesmente não gera mais resultados para o seu negócio? Então é chegada a hora de repensar a sua página na internet. Mas calma! Não adianta cuidar apenas da estética e mais bonito e ponto final: é preciso criar um site estratégico.

Se você ainda não sabe quais são os elementos que um site deve ter para vender mais e melhor, continue a leitura e veja as dicas que listamos para ajudar você nessa missão!

O que é um site estratégico?

Presença online é essencial. Isso significa estar próximo do seu público-alvo de maneira atraente. Para não perder clientes para a concorrência, portanto, é preciso ter um marketing digital sempre afiado.

A sua página é uma peça-chave aqui. Além de material institucional, ele também vai abrigar o conteúdo do seu blog (que será replicado em suas redes sociais), contato, depoimentos de clientes, e-commerce etc.

Ela também será o lugar para colocar as suas landing pages no ar, facilitando a etapa de atração e qualificação dos leads e aumentando as inscrições para a sua base de e-mails.

Por que isso é importante?

Segundo dados do IBGE, mais da metade dos brasileiros tem internet em casa, no celular e/ou no computador. Isso significa que é cada vez mais provável que as pessoas usem essa ferramenta para suas decisões de compra. Afinal, é mais fácil usar mecanismos de pesquisa como o Google do que andar até achar o que precisa, não é?

Um site estratégico vai ajudar a mostrar quem é a sua empresa, refletindo valores e metas. Dessa forma, você atrai o clique inicial, gera leads, ajuda a convertê-los em clientes e também fideliza-os à sua marca.

Por isso, criar um site estratégico é fundamental. Ele é a principal ponte entre você e o seu público, dentro e fora da internet. Ou seja: a partir dele o cliente chega tanto ao seu ponto de venda físico quanto à sua loja virtual.

Como criar um site estratégico?

A tarefa não é fácil, mas está longe de ser impossível. O ponto principal para criar um site estratégico é o planejamento.

Defina os objetivos do seu negócio, o perfil do seu público e transforme o seu site em um espaço virtual que ajude seu negócio a conseguir mais clientes. Vale lembrar que ele precisa estar alinhado à sua identidade visual e aos objetivos de marketing online e offline da marca.

Seguem abaixo os três principais aspectos para norteá-lo nessa jornada:

Design personalizado

Um site para vender vestidos de noiva certamente será diferente de outro para jogos infantis online, certo? Mesmo que ambos tenham vitrine virtual, e-commerce, cadastro para newsletter entre outros, o mais provável é que o uso das cores e a disposição dos itens seja diferente.

Um design personalizado ajuda o visitante a se sentir à vontade para encontrar o que deseja e transmite a ideia do universo da sua área de atuação. Voltando ao exemplo acima: se o seu público são as noivas, leveza, flores, fontes cursivas e tons pastéis são o caminho mais claro. Porém, se você quer conquistar os pequenos gamers, cores fortes e contrastantes, com fontes modernas e sem muito floreio têm mais impacto.

Conteúdo topo de linha

O marketing de conteúdo é fundamental para um site estratégico. A premissa básica é: informar para vender mais e melhor. Por isso, aposte na criação de materiais diversos e ricos que ajudem a otimizar o seu funil de vendas.

É como no exemplo do tópico anterior: noivas e crianças jogando online precisam de informações muito diferentes para comprar um produto. Seu site deve descobrir quais as dúvidas que seu cliente tem sobre o que você oferece e, é lógico, resolvê-las.

SEO

Também conhecido como SEO, o Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas para aumentar o tráfego orgânico da sua página e melhorar o seu rankeamento no Google (quanto mais no topo, maiores as chances do clique). O SEO também vai ajudá-lo na hora de elencar as melhores palavras-chave para a elaboração do conteúdo e a definir quais posts e materiais produzir e divulgar.

Gostou de saber como criar um site estratégico? Então não deixe de conferir as 5 principais funcionalidades que sua página precisa ter!

Comentários do Facebook

Vinicius Cunha Alves Autor

Auxilio PMEs a se posicionarem digitalmente para atingirem resultados de negócio eficazes, mensuráveis e escaláveis. ✔ QUER AUMENTAR O FATURAMENTO DO SEU NEGÓCIO? ✔ QUER CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING PARA TER UM FATURAMENTO PREVISÍVEL NA SUA EMPRESA? ✔ QUER CRIAR ENCANTAMENTO NOS SEUS CLIENTES?

Deixe uma resposta