Cresça e apareça! Por que a presença digital é muito importante?

Cresça e apareça! Por que a presença digital é muito importante?

Possuir presença digital não é mais uma opção para empresas que desejam atrair novos clientes, e sim uma obrigação. Com as estratégias de marketing digital, negócios de todos os tamanhos buscam aumentar a visibilidade na web, marcando presença ativa em redes sociais, plataformas de vídeos e, claro, nos motores de busca.

No post de hoje, você vai saber mais sobre a relevância da presença digital para sua empresa e acompanhar algumas dicas para crescer e aparecer no mundo online. Confira!

A importância da presença digital para empresas

Uma empresa que não pode ser encontrada nas redes sociais, hoje em dia, está deixando de ganhar dinheiro. A regra é simples: as organizações que atuam nesses meios conseguem gerar mais visibilidade para seus produtos e serviços.

Contudo, não basta criar uma página no Facebook e rodar uma campanha no AdWords para magicamente aumentar a visibilidade de sua empresa.

É muito importante construir um planejamento cuidadoso, com estratégias baseadas nos principais canais de comunicação online, para atingir os objetivos esperados.

3 dicas para aumentar a presença digital

1. Conheça o seu público-alvo

Conhecer a fundo o público de sua empresa é o primeiro passo para aumentar a presença digital. De nada adiantar conseguir uma página com milhares de curtidores se mais da metade não é qualificada. É preciso atingir justamente as pessoas com o perfil de “clientes em potencial” para que as estratégias gerem resultados.

A melhor maneira de conhecer o seu público-alvo, além da pesquisa de mercado, é a partir da construção de personas. Uma persona é um exemplo fictício de como seria o cliente ideal da sua empresa — e você pode construir quantas forem necessárias.

Dessa maneira, será possível conhecer melhor o seu publico e desenhar estratégias que tenham mais a ver com seus gostos, interesses e necessidades.

2. Defina sua estratégia

Depois de conhecer o seu público, chegou o momento de definir suas estratégias para aumentar a presença digital. Possuir um site, um blog e estar presente em, pelo menos, uma rede social será essencial para se comunicar com sua persona.

O site será utilizado para apresentar a empresa e os produtos oferecidos. O blog poderá ser utilizado para atrair leads pelos mecanismos de busca (como o Google) de forma orgânica, ou seja, sem a necessidade de pagar por links patrocinados.

Por fim, as redes sociais deverão ser utilizadas para se aproximar de seus clientes, respondendo suas dúvidas e compartilhando conteúdos relevantes a seus interesses e necessidades. Mas fique atento: o importante é estar presente nas redes sociais que são de fato utilizadas por seu público-alvo e ser recorrente, estando sempre ativo.

3. Crie um planejamento e coloque-o em prática

Após definir o seu público e as estratégias que serão utilizadas, chegou a hora de criar um planejamento eficiente. Defina os canais que serão utilizados, mostrando como serão aplicados nas estratégias, em quais dias e horários serão feitas as postagens e quanto de investimento será necessário para atingir os objetivos.

Depois de acertar o planejamento, chegou a hora de colocá-lo em prática. Não se esqueça de criar indicativos que possam ser usados para mensurar os resultados de suas estratégias.

Ao implementar essas estratégias para aumentar a presença digital, sua empresa ganhará mais força no mercado, fortalecendo sua competitividade. Para que isso aconteça, será necessário seguir o planejamento e definir assertivamente as melhores estratégias para os objetivos do negócio.

Certamente essas abordagens atrairão mais clientes para a empresa e, dessa maneira, será visível uma melhora nos resultados a partir do crescimento de sua presença digital.

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Vinicius Cunha Alves Autor

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