estratégia de Smarketing

Smarketing: por que vale a pena alinhar os setores de Marketing e Vendas?

A conversão de leads em clientes e o lucro de uma empresa estão diretamente relacionados com o trabalho desenvolvido pelas equipes de vendas e de marketing. Já imaginou, então, as vantagens de unir essas duas equipes? Essa técnica é conhecida como Smarketing!

Esse nome, um pouco diferente, vem da junção de duas palavras: sales, que significa “vendas” em inglês, e marketing. A estratégia de Smarketing é basicamente unir as habilidades e os esforços das duas equipes para gerar mais lucratividade por meio da conquista de novos clientes.

Ficou na dúvida sobre como funciona essa união? Pois é sobre isso que falaremos a seguir!

Por que investir em Smarketing

Se você parar para pensar, verá que os trabalhos realizados pelos dois setores são, de fato, bastante complementares e interdependentes. Enquanto o marketing tem como foco gerar demanda para os serviços e produtos que você oferece, o setor comercial busca concretizar essas vendas por meio do contato direto com os clientes.

Então, nada melhor do que fazer com que essas duas equipes trabalhem de maneira integrada, não é mesmo? Mas, se você ainda tem dúvidas sobre se essa união vale a pena, nós vamos tirá-las agora! Veja os benefícios do Smarketing:

Aumenta a taxa de conversão

Construindo uma harmonia entre as equipes, o sucesso das estratégias tomadas aumenta. Ou seja, o percentual de vendas concluídas entre todas as oportunidades cresce. Essa é a taxa de conversão.

Desse modo, aplicar e utilizar o Smarketing pode aumentar a taxa de conversão das estratégias tomadas por ambas as equipes de forma significativa.

Facilita o processo de venda

Além de aumentar a conversão, o alinhamento trazido pelo Smarketing é capaz de facilitar as vendas. Pensando na empresa, em geral, o objetivo das equipes é aumentar o faturamento. Então, criar ações que aumentem as vendas é uma iniciativa que representa benefícios para todos.

Nesse sentido, o Smarketing auxilia o setor de marketing a criar campanhas mais assertivas, que apresentam melhores resultados. Para o setor de vendas, se os leads chegam mais qualificados, a decisão de compra já está mais fundamentada, facilitando todo o processo.

Gera harmonia entre as duas equipes

Trabalhando em sinergia, as duas equipes manterão um diálogo constante, o que evita certos conflitos. Isso reflete na sua empresa e também na impressão do cliente, que sentirá uma equipe mais integrada.

Otimiza as estratégias

Com as duas equipes atuando juntas para atingir um mesmo objetivo, as chances de surgirem ideias inovadoras e estratégias otimizadas também aumenta. Tudo isso ocorre por causa da convergência entre as tarefas das áreas.

Reduz os custos

Outra vantagem em aplicar o Smarketing é que essa estratégia pode reduzir os custos com as campanhas geradas. Como as equipes trabalharão em conjunto, com metas e objetivos em comum e com uma boa e constante comunicação, as ações tomadas serão singulares.

Adicionalmente, todo o trabalho realizado terá como foco a obtenção de maior lucro e todas as atividades que não tenham esse propósito estarão descartadas. Dessa forma, pode-se otimizar o orçamento das campanhas.

Como funciona o Smarketing

É claro que você não pode, de cara, unir os dois setores da sua empresa e achar que já vai ter um resultado imediato. Essa integração tem que ser bem planejada, inclusive, com treinamento das duas equipes — até porque conflitos entre as duas não são tão raros assim.

Então, o primeiro passo é esclarecer bem as funções de cada um e também reforçar que todos trabalham por um mesmo objetivo: gerar lucro. Portanto, eles trabalharão com metas conjuntas.

Para que tudo funcione bem, veja algumas dicas:

Promova o diálogo entre as equipes

As duas equipes devem conversar frequentemente e ficar por dentro do trabalho uma da outra. Inclusive, a equipe de marketing pode nutrir o trabalho do time de vendas e vice-versa.

Por exemplo: a equipe de marketing organiza uma campanha ou promoção para chamar a atenção de novos clientes. O resultado será muito melhor se o setor de vendas for informado e estiver em sintonia com as ações. Imagine que frustração se ele não souber explicar sobre a campanha ou promoção?

Defina metas em comum

Uma boa forma de alinhar as equipes e fazê-las trabalhar juntas é criando metas compartilhadas.

Um bom exemplo de meta que pode ser compartilhada é a conversão de leads em clientes. Separadamente, é função do setor de marketing gerar as oportunidades, mostrando o problema para o consumidor, fazendo-o procurar por uma solução e criando um canal onde ele possa obter todas as informações necessárias até a tomada da decisão de compra.

Já o setor de vendas deve receber esses leads e convertê-los em clientes. Mas, se os dois setores trabalham de forma separada, as oportunidades podem não ser criadas e os leads podem chegar com pouca informação ou ainda sem a decisão de compra tomada. Consequentemente, a equipe de vendas terá seu desempenho comprometido.

O inverso também pode ocorrer. Assim, o setor de vendas pode não conseguir converter as oportunidades geradas pelo marketing por falta de conhecimento das necessidades dos leads.

Então, alinhando e criando metas em comum, será do interesse de todos que as conversões se façam da melhor forma possível, otimizando os resultados.

Defina SLAs

SLA — Service Level Agreement — é um acordo escrito, no qual cada parte se compromete a tomar determinadas ações. Funciona como um contrato, em que as equipes se responsabilizam por cada atividade em um plano de ação, inclusive com prazos definidos.

Dessa forma, todo o trabalho fica mais alinhado e as responsabilidades são compartilhadas.

Defina buyer personas

Definir as personas do seu negócio é um processo que gera maior assertividade às estratégias, melhorando os números de toda a empresa. Porém, essa atividade não deve ficar restrita à equipe de marketing.

Nesse sentido, o setor de vendas possui o contato direto com os leads. Ou seja, tem informações preciosas que podem e devem ser utilizadas para formatar as campanhas.

Portanto, mantenha o foco no usuário e una as equipes para definir as buyer personas e otimize as estratégias.

Realize encontros periódicos

Para que o diálogo entre as duas equipes flua da melhor maneira, o ideal é promover reuniões periódicas para trocas de experiências. Sobretudo, por meio desses encontros uma equipe pode ajudar a outra com sugestões, mostrando o que funciona e o que não tem dado muito certo.

Não tenha dúvidas: aproveitar o conhecimento dos dois times só trará benefícios para sua empresa. Encontros mensais podem ser um bom começo!

Reúna os dados

Dados dispersos só atrapalham as ações da empresa. Por outro lado, olhar para os dados de vendas e marketing de maneira conjunta permitirá que você mensure melhor os resultados e pense em novas estratégias para melhorá-los ainda mais.

É importante também que as duas equipes tenham acesso a essas informações conjuntas para melhor embasarem e discutirem suas atuações.

Otimize suas ações e melhore os números com o Smarketing

No nosso artigo, vimos que aplicar o Smarketing pode alavancar a lucratividade da empresa, pois com os dois setores trabalhando juntos, o foco será aumentar as vendas.

Tendo isso em mente, siga todas as dicas que selecionamos e aplique no seu negócio.

Ficou alguma dúvida em como aplicar o Smarketing? Já teve uma experiência com essa estratégia? Então conte-nos, deixando aqui seu comentário para participar dessa discussão!

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Vinicius Cunha Alves Autor

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