Taxa de cancelamento: aprenda 5 dicas para diminuí-la

Taxa de cancelamento: aprenda 5 dicas para diminuí-la

Para garantir a sobrevivência em um mercado altamente competitivo, as empresas precisam se empenhar cada vez mais em conhecer seu público-alvo, otimizar sua gestão, eliminar gargalos na produção e, é claro, reduzir sua taxa de cancelamento. Mas você sabe como fazer isso?

No post de hoje, falaremos desse índice tão importante para a saúde financeira de um negócio. Se você tem dúvidas sobre o que é taxa de cancelamento ou não sabe como diminuí-la, continue a leitura e confira nossas dicas:

O que é taxa de cancelamento?

Também conhecida como Churn Rate, a taxa de cancelamento é o índice que aponta o número de clientes que pararam de consumir seus produtos ou serviços dentro de um determinado período.

O Churn Rate serve para que os gestores identifiquem se há algo errado com a qualidade de seus serviços, o atendimento ao cliente ou qualquer fator que seja relevante a ponto de fazer com que as pessoas deixem de consumir seu produto.

Além dos problemas internos, considere também fatores externos socioeconômicos, políticos e culturais que podem afetar suas vendas de forma repentina.

Como reduzi-la?

Para reduzir sua taxa de cancelamento, é preciso que a sua empresa:

Estabeleça um padrão de qualidade

Você até pode ofertar um bom preço no mercado, mas o fato é que apenas os produtos de qualidade fidelizarão os consumidores.

Um bom produto faz com que o cliente não apenas torne a comprar com você diversas vezes no futuro, como também estimula que ele indique sua marca para seus amigos e parentes.

Portanto, estabelecer um padrão de qualidade para seus produtos ou serviços é um investimento duradouro e, certamente, pode diminuir sua taxa de cancelamento.

Mantenha um relacionamento com o cliente

A venda de um produto não deve resumir-se apenas ao consumo em si. É importante também oferecer uma excelente experiência de compra se você pretende reduzir seu Churn Rate.

Manter um relacionamento com o consumidor por meio de um bom atendimento, ofertando produtos de qualidade e uma ótima experiência de compra, é uma das melhores maneiras de garantir que as pessoas voltem a comprar em sua empresa.

Comunique-se com o consumidor

Diversas empresas têm apostado em canais de comunicação que permitem que o público dê seu feedback à marca em tempo real.

Afinal, quem melhor do que o próprio consumidor para dizer como seu produto ou a imagem de sua empresa está se saindo?

Além de obter informações relevantes para melhorar a qualidade de seus produtos com base nas expectativas dos compradores, um canal de comunicação permite que você identifique as causas que têm aumentado sua taxa de cancelamento.

Modernize sua abordagem

É comum que, no comércio, os vendedores acabem utilizando técnicas obsoletas para tentar conquistar novos clientes — o que, geralmente, acaba causando o efeito oposto.

O consumidor moderno não está apenas em busca de um produto: ele quer uma solução para seu problema, uma experiência em sua jornada de compra, algo memorável.

Portanto, adeque a linguagem e a abordagem que são usadas em sua empresa ao perfil do comprador da era digital para manter sua empresa competitiva e reduzir seu Churn Rate.

Invista nos clientes antigos

A ideia é reverter a taxa de cancelamento, não é mesmo? Assim como é importante entender os motivos que levaram o cliente a desistir de comprar com sua marca, também é preciso investir em estratégias para trazê-lo de volta.

Se ainda existem clientes comprando de sua empresa, quer dizer que algo está funcionando, não é verdade? Então faça um levantamento dessas informações para que seja possível eliminar as fraquezas e otimizar os pontos fortes de seus processos operacionais.

Com um levantamento de informações adequado, é possível ofertar os melhores produtos do mercado e um atendimento diferenciado.

E você, gostou do nosso post e quer continuar se informando sobre as melhores estratégias para aumentar seus lucros? Então confira também nosso artigo sobre como reduzir o custo de aquisição do cliente!

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Vinicius Cunha Alves Autor

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